domingo, 20 de janeiro de 2013

Decepções Literárias

A tag Decepções Literárias foi criada pela Brenda do blog Catavento de Idéias!  

Este post não tem como intenção fazer campanha negativa contra nenhum livro, autor ou editora. Apenas mostro meu ponto de vista sobre a mensagem que o livro passou para mim, ou a mensagem que ele não conseguiu passar. let's go to disappointment :  

#1 - Série Feios - Scott Westerfeld. 



Com um livro de abertura que teria tudo para ser uma série estrondosamente boa, a série Feios acabou me decepcionando com o decorrer dos livros. Não sei se porque o autor quis enrolar ou porque faltou assunto mesmo, mas a série ficou enfadonha e os livros ''Perfeitos e Especiais'' (2º e 3º livros da série) não ficaram nada parecidos com ''Feios'' (livro de estréia). Ainda não li ''Extras'' que dizem ser o último livro da série, mas o nome do livro é tão exato quando ao que o livro representa: É apenas um extra.

#2 - Predestinados - Josephine Angelini



Li o livro em pauta já esse ano e me pergunto de onde tiveram leitores que amaram o livro. Além de ter aquele romance óbvio que o casal se odeia e depois passam a ser amar incondicionalmente, diz se tratar de um livro sobre mitologia grega, e esse assunto acaba ficando em segundo plano no livro. A autora desenvolveu conflitos bastante interessantes, mas na hora de desenvolver perdeu o fio da meada. O livro também tem todo um cenário colegial que mostra intrigas sem pé nem cabeça entre os estudantes. Na boa, bullying auto depreciativo escolar já enche nossos ouvidos (no caso, os olhos) faz tempo. Não pretendo ler a continuação apesar do mundo da leitura ser bastante imprevisível.

#3 - Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor.



BAM! Sim, não gostei desse livro. Tive a impressão que a autora escreveu o livro em duas partes, e ela estava em estágios diferentes da vida. O começa até que gostei mas a autora fez um final totalmente inesperado (de uma maneira bem negativa), envolvendo seres de difícil compreensão, tanto estética quanto psicologicamente e fazendo com que os personagens incorporem coisas, transformando a vida das personagens que o leitor já tinha se acostumado e se apegado. Não gostei mesmo.

#4 - Fallen - Lauren Kate



Não é que eu não gostei, só me decepcionei. Culpa minha por criar expectativas, mas porque me decepcionei? Seria pelo fato do livro ser bastante parado? Seria pelo fato de ter o romance óbivo que tanto odeio? Seria pelo fato de ter anjos caídos bons, quando na compreensão cristã anjos caídos são diretamente relacionados com anjos maus? Pretendo sim ler o segundo.. vou dar mais uma chance.

#5 - Deslembrança - Cat Patrick



A capa desse livro ilustra bem minha reação de como foi minha leitura dele. Sim, senti sono, e só não abandonei por que esse não vai ser o primeiro livro que eu abandonaria. A autora fica fazendo rodeios sobre um mesmo assunto, e a personagem principal me dava nos nervos por ser tão burra lesada e chata. E sim, também se passava num cenário colegial com as mesmas briguinhas absurdamente desnecessárias.

Um conselho? Leiam os livros que acabei de citar, e comentem aqui embaixo sobre seu ponto de vista.



3 comentários:

  1. Série feios: li apenas o feios e o perfeitos, fiquei com abuso do final de perfeitos que abandonei a série! Eu gostei de deslembranças mas realmente é muito parado e a ideia do livro é muito boa mas não a autora não soube desenvolver mais as coisas! E Fallen, eu li até o 'Tormenta' e eu não gosto do romance mel deles mas é o estilo do livro, e a série é boa, só não é o meu estilo de série kkkk

    ResponderExcluir
  2. "Seria pelo fato de ter anjos caídos bons, quando na compreensão cristã anjos caídos são diretamente relacionados com anjos maus"... Sério mesmo? Então... só porque a santíssima compreensão cristã vê "anjo caído" = anjo mau... Ninguém pode criar um personagem anjo caído... bom? Há um universo além da visão cristã do mundo, e é até legal alguém sair do que a "compreensão cristã" acha ou deixa de achar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obviamente não foi isso que eu quis dizer.. Até porque não gosto de religiões. O fato é: como cresci em volta de cristãos, é difícil não assimilar a ''anjos maus'' os anjos caídos.

      Excluir