sábado, 23 de março de 2013

Rabiscos e Fragmentos entrevista Fabiane Ribeiro


Antes de tudo, Fabiane Ribeiro por ela mesma: 

Lembro que, quando muito pequena (com 6 ou 7 anos), minha distração preferida era escrever histórias. Sempre colecionei adesivos. Minha mãe, então, escolhia um adesivo e o colava em um papel... Eu passava a tarde toda criando uma história a partir daquela figura.
Ler, sempre foi uma das coisas que mais amei fazer. Sempre li de tudo e enumerar livros ou autores favoritos seria uma missão impossível.
Então, após muito luta (como qualquer outra, que acompanha a busca de um sonho e de uma profissão), hoje sou médica veterinária e escritora, apaixonada pelos animais e pelas palavras.
Já vivi em três estados diferentes (SP, MG e PR) e não sei qual meu próximo destino, estou em constante mudança, reinventando a mim mesma, as minhas paixões e a minha vida, a cada novo dia. Meu futuro será onde as águas, nascidas da fonte de minhas palavras e paixões, me levarem.


01 - Quais as dificuldades de escrever um livro para o público jovem?

As dificuldades geralmente são as mesmas para qualquer público que já escrevi. A carreira de escritor em si é uma grande batalha, assim como outras tantas que enfrentamos na vida. Mas até hoje tenho tido um incentivo imenso por parte dos leitores de todas as idades, e isso faz toda a diferença em minha vida. Toda essa aceitação tem me surpreendido cada vez mais e me motivado a continuar meu trabalho, sempre com muito amor e dedicação. Só tenho a agradecer a cada leitor, o sucesso do livro é uma conquista que se dá a cada dia e que enche meu coração de alegria. Esse apoio faz com que nós, autores brasileiros, continuemos lutando por um espaço no mercado.

02 - Sua família sempre te apoiou/te apoia com sua escolha profissional? 

Sim, minha família me apoia em todas as minhas decisões, e minha mãe é fã número um das minhas histórias.

03 - O que é mais difícil hoje, no Brasil, para a profissão de escritor? 

Encontrar uma editora comercial, que tenha interesse em “bancar” sua história é bem difícil. Sou muito ansiosa e esperei por um ano até receber meu “sim”, então posso dizer que é
complicado o processo de espera. Entretanto, agora também está sendo um desafio. Estou
batalhando a cada dia para conquistar leitores e fazer meu nome ficar conhecido. Creio que
esta etapa que estou vivendo seja a mais desafiadora na profissão de escritor.

04 - Pretende continuar publicando, tem outras metas que deseja alcançar? 

Sim, tenho muitos livros esboçados e, no momento, estou trabalhando em dois romances, que pretendo lançar nos próximos anos. Além disso, há surpresas vindo por aí quanto ao “Jogando xadrez com os anjos”.

05 - Qual seu gênero preferido para ler? 

Seria injusto citar apenas um. Muitos livros de diversos gêneros me inspiraram e emocionaram de forma especial durante minha vida. Cada um deles, com certeza, contribuiu para que eu me tornasse escritora e me inspira até hoje, sem que eu mesma perceba. 

06 - Quais foram suas inspirações literárias para começar a escrever? 
A minha inspiração é a vida! As influências vêm de tudo ao meu redor, tudo o que já vivi, e tudo o que estava vivendo no momento em que escrevi o livro. Eu tenho muita dificuldade pra determinar quando e como surge alguma ideia ou de onde vem a inspiração. Tudo vai surgindo aos poucos em minha mente e eu vou anotando, até o dia em que percebo que tenho material suficiente para um livro. Eu apenas começo a escrever um livro quando tenho seu esboço completo, principalmente o final pronto em minha cabeça. É um processo trabalhoso, mas gosto de ter tudo anotado, justamente para não correr o risco de ficar sem ideias durante a escrita. Portanto, não tenho uma inspiração especial ou específica.

07 - Quais autores atuais mais admira? 

Adoro vários livros e autores, mas vou citar alguns para ser mais específica: J.K. Rowling, Khaled Hosseini, Cecelia Ahern, Carlos Zafón e John Boyne.

08 - Qual livro já lançado, você gostaria de ter sido autor(a)? 

Nunca pensei nisso. É uma boa pergunta, realmente. No momento, não consigo pensar em nenhum que eu gostaria de ter escrito. Tenho muito apego com minhas histórias, creio que deva ser assim com os demais escritores também.

09 - Participa de algum projeto de incentivo a leitura? Alguma ideia que poderia mudar a situação dos brasileiros, onde poucos leem? 

Tenho participado de alguns projetos através da internet, e, principalmente, das redes sociais. A falta de tempo às vezes me impede de participar de eventos maiores em prol da literatura nacional, mas tenho certeza que os pequenos passos fazem toda a diferença e, com esforço e dedicação, iremos mudar esse quadro em nosso país.

10 - Qual mensagem você passa ou gostaria de passar através das suas obras? 

Eu tento sempre escrever com o coração. Tenho percebido que os leitores experimentam as mesmas sensações que eu tive ao escrever cada cena e sou muito emotiva. Espero que todos tenham a oportunidade de conhecer meus livros e que dividam suas opiniões comigo, mas creio que as mensagens e emoções são passadas e sentidas de forma única, então, espero que se sintam bem lendo minhas histórias e aproveitem-nas da melhor maneira possível.
Obrigado Fabiane, pelo carinho e dedicação com o blog, abraços! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário