segunda-feira, 17 de junho de 2013

Resenha: Memórias Fictícias - Carina Corá

Capa Livro

Sinopse: Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.

Sanidade e loucura separadas por um fino véu de magia.  

''Eu preciso do real, preciso voltar a superfície de mim mesma. Quanto mais fundo eu mergulho, mais perco a noção de onde é o chão e de onde é o céu. Estou sem rumo, não sei a direção do que procuro, e nem ao menos sei mais quem estou a buscar.'' Pág. 11

Em busca de um futuro melhor e de voltar a ter laços familiares, Coralina de Lilá e sua mãe são convidadas a morar na casa de Bianca Giacomina, uma freira amiga da família. Coralina está receosa com essa novidade, fugir da sua zona de conforto não era algo que a mente de Coralina estivesse disposta a aceitar. 

Ao chegar no casarão de Bianca, Coralina fica fascinada e temerosa ao mesmo tempo... as paredes rústicas, o cheiro da grama molhada e uma torre bastante peculiar e deslocada em uma casa nada aconchegante. Mas Cora ainda não sabia que mais interessante que o aspecto rústico da casa, são os segredos que ela esconde. 

No momento em que Bianca abre a porta da casa e dá as boas vindas às novas inquilinas e seus olhos se cruzam com os de Coralina, a garota se sente desconfortável e enxerga muitos segredos naquela imensidão azul que são os olhos da Freira. 

A primeira noite não é nada fácil para Cora. Sonhos perturbadores e nada comuns assolam a menina e uma sentença dada por Bianca à Coralina a deixa mais curiosa que receosa: ''Não se aproxime e nem tente descobrir o que há na torre''. 

Coralina não consegue vencer a curiosidade e acaba se dirigindo à torre, descobrindo lá um novo mundo e um rapaz (Érus) de aparência bastante atraente. A partir daí, o leitor luta junto com a personagem para distinguir o que é real e o que é imaginação. Não posso falar muito de Érus sem estragar a surpresa do leitor. É um livro que aborda loucura, mundos paralelos, segredos, depressão, religião, vingança, amor, família e fé. 

''Eu queria ser a tempestade ou um dia de sol. A tempestade elimina toda a sua raiva em poucos instantes, sofre ao extremo, mas depois dá lugar a uma felicidade pura, o sol. Eu era o chuvisco nesse momento - sem graça, sem sentimento, reprimido, vazio, duradouro.'' Pág. 43

Adorei a escrita poética de Carina. O livro é narrado completamente em 1ª pessoa, sendo que é dividido em quatro diários, mostrando os pontos de vista de Coralina, Bianca e Érus. O livro é recheado de segredos, o que instiga o leitor a ler sem parar. Confesso que só larguei o livro quando terminei, por ser fininho (207 págs), deu para ler de uma vez só. É um livro que mexe com o psicológico e a cada capítulo descobertas vão sendo feitas sobre o passado dos personagens e as relações que existem entre eles. Carina tem uma vida toda pela frente e vou ficar torcendo para ela escrever mais livros, com certeza será uma autora que vou acompanhar. Merece 5 estrelas fácil, fácil!  

''Senti o cheiro único de um bosque após a chuva. A tranquilidade que exalava daquela floresta trouxe-me uma felicidade que eu não sentia havia tanto tempo, eu não conseguia recordar o que era sorrir livre e espontaneamente até aquele momento. O som dos galhos sendo quebrados quando eu passava, ou os pequenos seres espiando-me por entre suas tocas fizeram com que eu me sentisse no meu mundo, na minha casa. As árvores altas filtravam a claridade com sua peneira esverdeada.'' pág. 31

Adicione a sua estante: Skoob
Visite o site do livro

2 comentários:

  1. Adorei a resenha!!
    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Allison, também li esse livro também dei 5 estrelas pra ele.
    É um ótimo livro super recomendo pra leitura, inclusive a autora é minha parceira
    e estou organizando um book tour desse livro.
    Amo de paixão!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir